sábado, 11 de maio de 2013

Daniel Munduruku

Olá alunos!!! No mês de abril conhecemos a Biografia de Daniel Munduruku e lemos algumas de suas histórias.
Agora, no nosso blog, vocês terão mais informações e ampliarão seus conhecimentos sobre esse autor indígena que nos encantou!!
Conheçam o Blog Mundurukando de Daniel Munduruku.
                                                                                                                                      Beijos...
Professora Rosana

Fonte Flipinha

     "Meu nome é Daniel. Pertenço ao povo Munduruku que é lá do Norte do Brasil, bem no coração da floresta amazônica. Minha gente é guerreira e por isso recebeu como apelido esta palavra que significa formigas guerreiras. Ali nasci e cresci como toda criança indígena: brincando. Vivíamos numa época em que não existia energia elétrica, televisão ou outras distrações. “Só” tínhamos a floresta para explorar com nossos jogos e brincadeiras, e por isso nossa imaginação voava solta para criar formas diferentes de diversão. Na aldeia aprendi a viver em comunidade. Lá ninguém fica sozinho. [...] Todos temos que nos envolver nas atividades comunitárias. Aprendemos as coisas importantes com os nossos avôs e avós, eles são para nós como “bibliotecas vivas” onde moram as histórias de nossos antepassados. [...]
     Quando me tornei adulto, por volta dos quinze anos de idade, decidi que iria estudar na cidade grande. [...] Foi assim que resolvi entrar no seminário em busca de minha vocação. Mais tarde vi que não era exatamente o sacerdócio que me chamava, mas o grande afeto que eu nutria pelas crianças. Isso me fez deixar o seminário e me tornar professor. Ou melhor, um contador de histórias. Eu saia contando histórias nas escolas, nas praças, nas casas dos amigos. Tempos depois, isso fez com que eu começasse a escrever minhas próprias histórias, sempre com o olhar voltado para as crianças e os jovens. Daí em diante, escrevi mais de quarenta livros e quero escrever muito mais ainda. [...] Ah! Sou casado e apaixonado pela minha esposa (Tania Mara] e por meu filho e filhas (Lucas, Gabriela e Beatriz)."


Clique aqui e assista vídeos do Povo Munduruku


Clique na imagem acima e conheça as obras publicadas de Daniel Munduruku




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário